O meio é uma etapa fundamental para a produção de mudas das suas hortaliças

O semeio consiste em colocar as sementes em um local adequado para ocorrer o processo de germinação e formação de mudas.

Esse momento, apesar de ser um dos mais aguardados para qualquer amante de hortas caseiras, deve ser feito após a certificação de alguns elementos. Por exemplo, é importante planejar quais os tipos de cultivares você gostaria de plantar, onde será cultivado as hortaliças, bem como preparar o solo para o cultivo das plantas com um substrato enriquecido, através da adubação.

A Blue Seeds já tem um material especial sobre preparo do solo e adubação – confira!

Agora, siga o passo a passo com as instruções de como semear e produzir novas mudas!


Onde semear

Você pode semear diretamente no solo ou em sementeiras. A segunda opção facilita a produção de mudas, que podem ser transplantadas assim que atingirem o tamanho ideal.

As sementeiras são compartimentos feitos especialmente para acomodar as sementes e após a germinação, acomodar também as mudas. As sementeiras podem ser improvisadas, utilizando por exemplo, copinhos de água ou café.

Um ponto importante é que o fundo da sementeira deve conter furos, para permitir a drenagem da água. Cuidado! Substrato encharcado não é indicado para a produção de mudas.

Passo a passo do semeio

Escolha a sementeira e faça os furos no fundo do compartimento e separe uma porção de substrato. É importante que o substrato seja previamente umedecido e não é preciso adubar. Opte por um substrato a base de turfa ou fibra de coco.

Um substrato ideal precisa ser:

  • Úmido;
  • Bem drenado;
  • Soltinho.

Em seguida, coloque o substrato na sementeira sem apertar o substrato, deixe o substrato solto. Após isso, faça um buraco no centro, com profundidade de 2cm, não pode ser muito profundo. Adicione uma ou duas sementes em cada compartimento e cubra passando o dedo no substrato que já foi colocado na sementeira.

Atenção, não pressione a terra ou deposite substrato em excesso por cima da semente, isso pode dificultar a saída do embrião.

Para finalizar, você pode irrigar com um borrifador de spray difuso, a fim de evitar o deslocamento das sementes na sementeira.

Pronto! Agora, você tem suas sementes prontas para germinar e gerar uma muda saudável.

Fique atento a algumas dicas para o processo de desenvolvimento e transplante das suas mudas:

  • Após o semeio, manter por 24h em local com sombra;
  • Após germinar e o embrião apontar para fora do substrato, deixe a sementeira em um ambiente externo, onde vai receber diretamente a luz do sol durante o dia todo;
  • Irrigue as mudas com regularidade e em pequenas dosagens.
  • Após a formação de 2 folhas, pode-se fazer a irrigação com fertilizantes para estimular a formação de raiz. Coloque uma colher rasa do fertilizante em pó de sua preferência, misture na água contida no regador até ficar homogêneo, molhe um pouco e utilize o restante para regar outras plantas. É indispensável irrigar em seguida com água, para retirar o excesso de fertilizante nas folhas e assim evitar que as folhas queimem.
  • Assim que as mudas atingirem um tamanho de cerca de 10 cm e tiver boa raiz, faça o transplante para o local definitivo, que já foi previamente preparado e adubado para permitir o crescimento adequado.

 

Adquira Sementes Blue Seeds!

Trabalhamos com as melhores sementes disponíveis no mercado para garantir uma colheita de sucesso.

Blueseeds: sementes de alto desempenho

#hortacaseira #sementes #sementeshibridas #cultivar #semeio #hortaliças