Cultivo Técnico

Escolhendo o Local

- Para a escolha do local definitivo é importante que tenha incidência de luz solar.

 

Irrigação

Garanta que a planta não fique com excesso de água e que o vaso ou canteiro tenha uma boa drenagem. Controle a irrigação de modo que a terra fique sempre úmida, mas nunca encharcada.

 

Produção de mudas

- A água utilizada deve ser isenta de contaminações físicas, químicas e biológicas. É utilizada na hidratação do substrato antes do enchimento das bandejas, no molhamento das bandejas após o semeio e nas irrigações diárias.

Observação: Substratos ricos em fertilizantes causam problemas na germinação das sementes, devido à alta salinidade, e promovem um crescimento exagerado da muda, deixando-a estiolada.

- O semeio pode ser realizado em copos descartáveis ou bandejas de polietileno.

- O enchimento do recipiente com substrato não deve ser muito compacto e nem muito fofo. A compactação excessiva provocará dificuldade na drenagem e consequentemente baixa aeração; isso ira acarretar em mudas com dificuldades no enraizamento por falta de oxigênio na rizosfera. A falta de compactação, por outro lado, provocará uma rápida drenagem.

- É necessário 1 semente por recipiente. Caso opte por utilizar mais de uma semente, será necessário fazer o raleio posteriormente, que consiste em manter apenas uma planta vigorosa por recipiente e eliminar as plantas excedentes.

Obs: Rúcula semear 08 sementes.

- As mudas localizadas no centro dos recipientes desenvolvem um sistema radicular central e não periférico, facilitando a extração das mudas na ocasião do transplantio.

- O substrato deve cobrir totalmente as sementes, pois é ela quem proporcionará as condições de umidade e aeração que garantirão uma boa germinação. O molhamento após a semeadura deve ser suficiente para garantir o processo de embebição e início de germinação das sementes.

- O volume de água a ser aplicado em cada recipiente, após a semeadura, é aquele que se situa à capacidade de retenção do substrato.

- No processo de semeio, o aspecto mais importante é a uniformidade. Sendo assim, os lotes de mudas apresentarão um desenvolvimento uniforme se o procedimento de enchimento do recipiente, profundidade do semeio da semente, centralização da cova e irrigação for também uniforme.

- O tempo necessário para transplantar a muda para o local definitivo vai depender da espécie.

 

Transplante

Naturalmente que as condições climáticas podem influenciar na formação da muda.

- Alface: 25 a 30 dias após o semeio. 

- Escarola: dias após o semeio. 

- Rúcula: 10 dias após o semeio.

- Couve flor: 30 dias após o semeio.

- Repolho: 30 dias após o semeio.

- Abobrinha: 8 a 10 dias após o semeio.

- Tomate: 30 dias após o semeio.

Pague com
  • Mercado Pago
Selos

BLUE SEEDS DO BRASIL PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E COMÉRCIO LTDA. - CNPJ: 01.787.908/0001-50 © Todos os direitos reservados. 2020